DERMATOLOGIA CLÍNICA

Diagnóstico
e tratamento

DERMATOLOGIA CLÍNICA

Diagnóstico e tratamento

A Dermatologia Clínica cuida de doenças de pele, cabelos e unhas, tanto as benignas (inflamatórias e infecciosas) como as malignas (câncer de pele).

Psoríase


A psoríase é uma doença que provoca o aparecimento de manchas vermelhas descamativas ,que podem aparecer em diversas partes do corpo.

As manchas são inflamadas e com escamas espessas que comprometem principalmente os cotovelos, joelhos, couro cabeludo ou área genital. A pele com psoríase está acelerada. No ritmo normal ,a pele leva 28 dias para descamar, e na pele com psoríase isto ocorre em 4 dias.

Saiba mais

Hiperidrose


É uma condição que provoca suor excessivo. Os pacientes podem suar mesmo em repouso. A sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura. É normal suar quando está calor, ou durante a prática de atividade físicas, ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo.

Saiba mais

Estrias


As estrias são cicatrizes atróficas que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele. Formam-se, normalmente, quando há aumento do volume corpóreo. Causas : gravidez, aumento de peso, colocação de prótese mamária, uso de anabolizantes; ou por fatores hormonais ,como o uso de estrógeno e hormônios adrenocorticais.

Saiba mais

Dermatite Atópica


A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica da pele que apresenta uma evolução cíclica ,com períodos de melhora e piora. A etiologia não é exatamente conhecida, sendo multifatorial. Observa-se um caráter familiar e freqüentemente está associada à asma ou bronquite e rinite alérgica.

Saiba mais

Dermatite Seborreica


A dermatite seborreica, conhecida como caspa, é uma doença de pele crônica, frequente, que costuma acometer áreas mais úmidas e gordurosas da pele, como o couro cabeludo, face (principalmente as regiões próximas ao nariz e sobrancelhas ) e dobras ( axilas ) e se caracteriza por períodos de melhoras e pioras.

Saiba mais

Melasma


O melasma é uma doença de pele caracterizada por manchas castanho escuras que ocorrem principalmente na face, mas que podem acometer face extensora de braços e terço superior do tronco.

Sua causa ainda não está bem esclarecida. A exposição solar é fator importante, mas também há relação com fatores hormonais, vasculares, luz em geral, calor, estresse, hormônios, medicações, doenças, traumas, queimaduras e predisposição genética.

Saiba mais

Acne


É uma doença do folículo pilossebáceo em cuja fisiopatologia interferem vários fatores : genético, hormonal, hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular e aumento da colonização bacteriana pelo Propionibacterium acnes.

O diagnóstico é baseado, principalmente, no quadro clínico, que se caracteriza pelo polimorfismo. Ocorrem comedões, pápulas, pústulas, nódulos e abscessos localizados na face, ombros e porção superior do tórax. De acordo com o número e tipo de lesões, definem-se as formas da erupção acneiforme em leve, moderada e grave.

Saiba mais

Vitiligo


O vitiligo é uma doença de pele não contagiosa, não inflamatória, que causa manchas brancas em qualquer parte do corpo, inclusive nos pelos. Embora sua causa exata não se encontre estabelecida, hoje já conhecemos muito mais sobre essa dermatose. Trata-se de uma doença autoimune, com auto- anticorpos e com células inflamatórias que agridem o melanócito (célula que faz o pigmento) e facilitam o aparecimento das manchas brancas.

Saiba mais

Câncer de Pele


A pele, o maior órgão do corpo humano, é composta por duas camadas: a epiderme, na parte externa, e a derme, na parte interna. Além de regular a temperatura do corpo, ela serve de proteção contra agentes externos, como luz do sol e calor, contra agentes infecciosos e agentes químicos (ingestão de arsênico, exposição a raios-X e rádio).

Saiba mais
× Como posso te ajudar?