Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica, conhecida como caspa,  é uma doença de pele crônica, frequente, que costuma acometer áreas mais úmidas e gordurosas da pele, como o couro cabeludo, face (principalmente as regiões próximas ao nariz e sobrancelhas ) e dobras ( axilas ) e se caracteriza por períodos de melhoras e pioras.

A dermatite seborreica em recém-nascidos, conhecida como crosta-láctea, é uma condição inofensiva e temporária. Aparecem crostas grossas e amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança, ou manchas avermelhadas com leve descamação na face, tronco e áreas de dobras ( área de fraldas, nuca, axilas). Escamas semelhantes também podem ser encontradas nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha. Normalmente as lesões somem após alguns meses, podendo reaparecer na puberdade.

Tanto em adultos como em crianças ,a doença não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. Não é uma alergia, e não é perigosa.

É necessário seguir o  tratamento correto, o qual irá depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas, bem como alterar alguns hábitos e eliminar os fatores reguladores, como estresse, má alimentação, tabagismo e consumo de bebida alcoólica.