Hiperidrose

É uma condição que provoca suor excessivo. Os pacientes  podem suar mesmo em repouso. A sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura. É normal suar quando está calor, ou durante a prática de atividade físicas, ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo.

O principal sintoma da hiperidrose é o suor excessivo , e diferentes regiões do corpo podem ser acometidas pela hiperidrose: axilas, palma das mãos, rosto, cabeça, sola dos pés e virilha.
Há dois tipos de hiperidrose, primária focal e secundária generalizada. A hiperidrose focal aparece na infância ou adolescência, geralmente, nas mãos, pés, axilas, cabeça, ou rosto. As pessoas não suam quando dormem, ou em repouso.  O outro tipo é a hiperidrose secundária generalizada. Este tipo de transpiração excessiva é causado por uma condição médica, ou é efeito colateral de uma medicação. Ao contrário da hiperidrose focal primária, as pessoas com hiperidrose secundária suam em todas as áreas do corpo ou em áreas incomuns. Outra diferença fundamental entre os dois tipos de hiperidrose é que pessoas com hiperidrose generalizada secundária podem transpirar excessivamente durante o sono.

O tratamento pode ser feito com antiperspirantes, medicamentos, porém com resultados moderados.

A aplicação de toxina botulínica é um método pouco invasivo e que apresenta ótimos resultados. A cirurgia é um tratamento invasivo e por isso está indicada para casos de maior gravidade. A melhor opção de tratamento depende da região acometida e da gravidade do quadro.