Acne

O que é?

É uma doença do folículo pilossebáceo em cuja fisiopatologia interferem vários fatores :  genético, hormonal, hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular e aumento da colonização bacteriana pelo Propionibacterium acnes.

O diagnóstico é baseado, principalmente, no quadro clínico, que se caracteriza pelo polimorfismo. Ocorrem comedões, pápulas, pústulas, nódulos e abscessos localizados na face, ombros e porção superior do tórax. De acordo com o número e tipo de lesões, definem-se as formas da erupção acneiforme em leve, moderada e grave.

Também muito comum, a acne da mulher adulta apresenta algumas características específicas, tais como: menor número de lesões, comedões fechados, localização na região do mento e surtos relacionados à pré- menstruação.

Apesar de não ter participação na causa da doença, a dieta pode ter influência no curso da acne em algumas pessoas. Alimentos como chocolate, gorduras animais, amendoim e o leite e seus derivados devem ser evitados pelos pacientes que apresentem acne e percebam agravação dos sintomas após a ingestão dos mesmos.

A explicação é que o açúcar em excesso estimula a produção exagerada de insulina. Esta ,por sua vez, quando acumulada ,promove um mecanismo de resistência a insulina , que provoca a liberação de hormônios androgênicos, e favorecem a acne. Além disso, a oleosidade também estimula o aparecimento da acne ,pois o tecido gorduroso produz o aumento dos andrógenos.A ansiedade, competividade e estresse da vida moderna, favorecem a ingestão de alimentos em excesso e com carga glicêmica alta.

A acne é tratada com antibióticos e queratolíticos.

A escolha do tratamento vai depender da extensão e intensidade da infecção.

Há alguns anos ,temos a Isotretinoína, que é o primeiro medicamento que pode acabar com a acne, pois 85% dos pacientes podem ser curados após 1 ciclo de Isotretinoína.

Esta medicação cujo nome comercial mais conhecido é Roacutan,deve ser receitado pelo médico ,pois são necessários exames de sangue ,e também no caso das mulheres ,cuidados com a gravidez.